Results for 'Márcio Euripedes Gomide'

299 found
Order:
  1.  27
    O triunfo de uma ilusão: uma análise do discurso da Pastoral da Sobriedade na Arquidiocese de B.Márcio Euripedes Gomide - 2012 - Horizonte 10 (28):1483-1484.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Loucura: das manifestações nas tragédias de Eurípides à expressão da bílis negra.Heriel Luz & Marcio Luis Costa - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-30.
    Resumo: Buscando preservar a unidade entre o estético e o político, o artigo propôs-se a criar tramas e zonas de contato entre o conteúdo e as formas de funcionamento das tragédias, particularmente as de Eurípedes, e as percepções das manifestações daquilo que se convencionou chamar de loucura. Para isso, sem a pretensão de transpor a modernidade à Antiguidade Grega, a hermenêutica empregada intentou produzir pontos de tensionamento e de convergência entre aspectos pertinentes à formação das práticas e das conceitualizações que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Nietzsche, Debussy e o sul da música: esboços de uma cartossonografia.Márcio José Silveira Lima - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):209-229.
    Resumo: o artigo apresenta de forma seminal a noção de cartossonografia, um modo de considerar a música por suas regiões sonoras. Para tanto, tenta estabelecer uma relação de proximidade entre Nietzsche e Debussy. Do filósofo, procura compreender a ideia de um Sul da música, enquanto do compositor se investiga as formas pelas quais ele estabeleceu um novo caminho para a música numa busca por sonoridades francesas. Além disso, ambos têm em comum um percurso que vai da adesão ao rompimento com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  20
    O desenvolvimento regional como eixo estruturante dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.Marcio Rogerio Olivato Pozzer & Roberta dos Reis Neuhold - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:41-82.
    Este artigo discute o projeto de desenvolvimento presente na constituição da política federalde educação profissional e tecnológica Brasileira inscrita na lei de criação dos InstitutosFederais de Educação, Ciência e Tecnologia. A hipótese central era a de que odesenvolvimento regional se tornou a coluna vertebral daquela política pública, que destacoua importância dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais no processo de expansão einteriorização da educação profissional. A partir de pesquisa documental sobre os processoslegislativos, o estudo mapeou a construção do projeto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    Articulação da teologia moral na América Latina.Márcio Fabri dos Anjos (ed.) - 1987 - Aparecida, SP: Editora Santuário.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Tecnociência e política: Einstein, Bergson e o mundo visto da perspectiva de um raio de luz.Márcio Barreto & Pedro Ferreira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
    Desde o início da era moderna, tecnociência e política se tornaram cada vez mais indissociáveis, na mesma medida em que aumentou a nossa capacidade de manipular a matéria em um nível inacessível ao senso comum e, no limite, à própria imaginação humana. A experiência do tempo foi particularmente sensível a esse processo. Por um lado, foi dividida entre um tempo quantitativamente mensurável e um tempo qualitativo vivido . Por outro lado, este último foi crescentemente reduzido a um tempo psicológico e, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  22
    A definição do zero em Frege: O compromisso do Platonismo Fregeano com a "Eternidade" de Bolzano.Walter Gomide - 2011 - Dissertatio 33:299-315.
    Neste artigo, tento mostrar como o Platonismo de Frege relaciona-se muito intimamente com a noção de eternidade de Bolzano. Compreendida como o domínio total de variação do tempo, a eternidade de Bolzano nos oferece um interessante instrumento para estipular o que é eterno: um objeto é eterno se é imutável em relação ao fluxo do tempo. Desta forma, a definição do zero proposta por Frege faz uso tácito de tal noção, na medida em que o zero é definido como “o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Sobre el concepto de partícula elemental.F. M. Gomide - 1959 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 2 (6):1-5.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  30
    Meios de Comunicação e Mentes.Márcio Souza Gonçalves & Ericson Telles Saint Clair - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (2).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Reificação: Uma categoria reformulada pela Teoria Crítica?Marcio Renan Hamel - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):40.
    A presente pesquisa analisa a reformulação da categoria da reificação pela teoria crítica. Basendo-se nas análises do filósofo alemão Axel Honneth e da filósofa norte-americana Nancy Fraser, defende-se a tese de que Honneth foi melhor sucedido na tarefa de atualização do conceito, enquanto que Fraser utiliza a ideia de reificação muito próxima a defendida por Honneth. O trabalho reconstrói, inicialmente, a percepção de reificação presente na filosofia de Georg Lukács. No segundo momento, investiga a proposta de reformulação operada por Honneth. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Aspectos moralizantes Das fábulas de fedro.Márcio Luiz Moitinha Ribeiro - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):69-76.
    Em nosso artigo, propomos traduzir e analisar a fábula latina “A raposa e as uvas” do fabulista Fedro, da Roma, do I século. A partir da qual, teremos por intenção cotejar com as fábulas homônimas de Esopo, fabulista da Grécia antiga, de La Fontaine, fabulista francês, de Monteiro Lobato e de Millôr Fernandes. Nestes dois últimos autores da nossa literatura brasileira, temos a finalidade de destacar com os demais os pontos de contato e as diferenças estilísticas das fábulas homônimas. Analisados (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  19
    As cláusulas de inclusão social nos editais de licitação do município de Arapoti (Pr/Brasil) e a promoção da justiça social.Márcio de Carvalho Martins & Ivy Judensnaider - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:221-232.
    O presente trabalho tem o propósito de, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, refletir sobre a construção de sociedades inclusivas, equitativas e justas. Nesses termos, propusemo-nos a discutir a questão da interferência estatal nas relações econômicas como fomentadora de inserção social de grupos vulneráveis. Por meio de pesquisa bibliográfica e de dados secundários, investigamos os possíveis efeitos da Lei nº 14.133/2021, que trata da possibilidade de o edital de licitação pública (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  41
    Funções regulativas em Kant e Nietzsche.Márcio José Silveira Lima - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (128):367-382.
    A presença de Kant e possível influência na filosofia de Nietzsche é motivo de muita controvérsia. Se em seus primeiros escritos Nietzsche é claramente influenciado por Kant, os textos do período maduro não deixam perceber com clareza o teor do diálogo que neles se estabelece, uma vez que Nietzsche assume uma postura radical contra Kant. Essa postura esconde justamente que, em meio aos rompimentos diante do idealismo transcendental, Nietzsche permanece devedor de Kant. Um aspecto dessa dívida é a noção de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  32
    Leitura bioética de variações sociais da vigil'ncia em condomínios.Marcio Fabri dos Anjos & Rogerio Jolins Martins - 2017 - Horizonte 15 (47):887.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  26
    A casca em si: Sobre a relação entre a filosofia da música de Schopenhauer e o pensamento musical rom'ntico.Márcio Benchimol Barros - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):30.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  28
    Classicismo e forma no pensamento estético de Schopenhauer.Márcio Benchimol Barros - 2014 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 5 (2):03.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  37
    Atenção e Cognição em Pedro de João Olivi.Marcio Paulo Cenci - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):933-955.
    Pedro de João Olivi sustenta que a atenção intencional tem de ser posta como a condição para o desempenho ativo do ato cognitivo perceptual. A intencionalidade é um componente natural da apreensão sensorial. Em Olivi, ela requer que a alma tenha uma natureza ativa, pois o desempenho intencional é precípuo à alma e é independente de elementos representacionais intermediários, como as species. Olivi não reduz o ato cognitivo ao modo de ação ativo ou passivo, mas adiciona a causa terminativa como (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Sobre um entendimento irracional.Márcio Francisco Rodrigues Filho - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):160-173.
    Apresento aqui por que Schopenhauer entende a natureza como um conceito construído pelo homem, abstrata e conceitual: uma palavra. Schopenhauer reformulou o idealismo transcendental de Kant para que os conceitos do entendimento não fizessem referência à sensibilidade, porque animais tem experiência do mundo fenomênico, ao contrário do que a teoria kantiana nos leva a crer. Afinal, em Kant, animais teriam de lidar com conceitos para representar objetos, o que Schopenhauer nega. Na teoria schopenhaueriana nossas percepções não necessitam das categorias do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Bibliotecários Em Hospitais: O Olhar Crítico e Humanístico da Profissão.Márcio da Silva Finamor & Clóvis Ricardo Montenegro de Lima - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):86-108.
    Mostra uma perspectiva crítica e humanística da profissão do bibliotecário. Utilizando a abordagem da teoria dos sistemas do sociólogo Niklas Luhmann, uma vez que as organizações de saúde são consideradas complexas, o que nos permitiu entender as contradições e dificuldade das relações e trazer para esse ambiente ambíguo pressupostos da teoria discursiva, do agir comunicativo e humanístico com base no filósofo Jürgen Habermas como uma forma especial de conceber ações comunicativas e discursivas dentro deste ambiente restrito. Conclui-se que as perspectivas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  1
    Carimbos na Pré-escola: uma experiência.Elfrida Félix de Sousa Gomide - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):89-91.
    A sala de aula era clara, arejada, ampla e comportava vinte e cinco crianças de 6 anos de idade. Elas moravam num bairro da periferia da cidade, onde estava localizada a escota. Eram, portanto, crianças filhas de famílias de baixa renda. A professora era jovem, entusiasmada, democrática, residia perto da escola, fazendo parte da mesma comunidade das crianças. Ela estava fortemente incorporada pelo trabalho pedagógico fundamentado em Freinet. A classe era dividida em "ateliers", que as crianças chamavam de "caninhos", distribuídos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  39
    Transreal numbers: on the concept of distance.Walter Gomide & Tiago Reis - 2013 - Synesis 5 (2):197-210.
    O conceito de distância é de fundamental importância para a Ciência. Basicamente, uma vez traduzida para a matemática, a noção de distância se define como uma função cujos argumentos são pares de números reais e os valores são números reais. Tal concepção de distância (o espaço métrico) está presente em todas as áreas da física, e tem por fundamento a ideia intuitiva de que a distância entre dois pontos é o tamanho de um caminho contínuo entre tais pontos. Este artigo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  19
    Cadernos Nietzsche contemplam artigos sobre conhecimento e estética.Lima Márcio José Silveira - 2017 - Cadernos Nietzsche 38 (2):9-11.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni.Márcio Mugnol & Maria Gisi - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (s):122-139.
    O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia , Simon , Lindblon e Easton . Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Ferdinand Alquié contra o monismo de Espinosa.Marcio Francisco Teixeira de Oliveira - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):72-85.
    Este artigo tem como objetivo apresentar a rejeição de Ferdinand Alquié à tese do monismo de Espinosa. Diferentemente de Descartes, que sustenta o dualismo, a tese do monismo determina que só pode existir uma única substância constituída de infinitos atributos. Esta tese é fundamental para a consolidação de todo o sistema filosófico de Espinosa. Alquié conclui que a tese do monismo é incompatível com a estrutura argumentativa do primeiro livro da Ética. A abordagem de Alquié é importante porque expõe o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  23
    Machines de travail: Constituent power and the order of labor in Sieyes's thought.Marcio Pereira - 2018 - Constellations 25 (4):669-679.
  26.  38
    Platão contra um certo platonismo: a crítica da hipótese das Ideias no "Parmênides".Marcio Soares - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):70.
    Apresento nesse texto uma leitura da primeira parte do diálogo Parmênides. Meu objetivo é demonstrar a possibilidade de que as críticas objetadas pelo velho Parmênides à hipótese platônica das Ideias, exposta e defendida pelo jovem Sócrates, não são letais à mesma hipótese, uma vez que estão assentadas em dois pressupostos que a ela são alheios e desnecessários. Primeiro, a pressuposição de Parmênides de que a “distinção” entre Ideias e coisas delas participantes seja equivalente a total “separação” entre ambas. Segundo, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    Os anos de aprendizado filosófico de Johann Wolfgang Goethe.Márcio Suzuki - 2013 - Discurso 42:139-162.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  42
    O Homem do Homem e o Eu de Si-Mesmo.Márcio Suzuki - 1999 - Discurso 30:25-62.
    Este ensaio procura reconstruir o modo como Kant lê dois filósofos que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico, David Hume e Jean-Jacques Rousseau. O foco principal da reconstrução que aqui se faz não é o conteúdo doutrinal dessas filosofias, mas o processo reflexivo de leitura, por meio do qual Kant acaba chegando à descoberta da dialética própria ao método crítico.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  21
    Minimal change: Relevance and recovery revisited.Márcio M. Ribeiro, Renata Wassermann, Giorgos Flouris & Grigoris Antoniou - 2013 - Artificial Intelligence 201:59-80.
  30.  22
    A dança na filosofia: uma análise a partir do pensamento de Nietzsche e da obra O lobo da estepe de Hermann Hesse.Márcio J. S. Lima - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):242-252.
    This article seeks to analyze how the phenomenon of dance presents itself in philosophy, especially from the reflections of the German philosopher F. Nietzsche. To enhance our hypotheses, we will resort to the literary work The Steppenwolf by the German writer Hermann Hesse. We know that dance as a metaphor for thought is presented both throughout Nietzsche's work and in the aforementioned book by Hermann Hesse. Therefore, our analysis seeks to demonstrate how dance involves a situation of surrender and acceptance (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  4
    Comentário a “Tempo maquínico: contribuição para uma ritmologia do Capital”.Márcio José Silveira Lima - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e02400289.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    Tempo, espaço e causalidade na primeira e segunda fases do pensamento de Nietzsche a partir de um estudo comparativo com a epistemologia de Schopenhauer.Márcio Luiz Silva & Ricardo de Oliveira Toledo - 2024 - Aufklärung 11 (1):99-118.
    This article has two tasks: to investigate the notions of space, time and causality in Schopenhauer’s theory of knowledge and, subsequently, to carry out a comparative study of the results obtained with the epistemological considerations between the first and second phase of Nietzsche’s thought. It is understood that conclusions concerning the world as representation had an echo in the first digressions of the author of The Birth of Tragedy on the conceptions of space, time and causality. However, the departures begin (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Racionalidade e Ontologia: Perspectivas Ético-Inclusivas Na Filosofia de Mead, Merleau-Ponty e Waldenfels.Márcio Junglos - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):138-156.
    Este artigo procurará analisar o desenvolvimento da sociedade a partir de um viés ético- inclusivo. O paradoxo inclusivo/exclusivo não pode ser resolvido ao nível de uma racionalidade discursiva. Muito menos através de uma concepção teleologia que transparece um ideal, do qual todas as diferenças se ajustam a uma democracia do tipo universalizada em Herbert Mead. Mas, tal paradoxo torna-se indispensável para que possamos compreender o estranhamento como possibilidade e abertura. Em Merleau-Ponty, há um entrelaçamento latente e necessário para que haja (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  23
    Definindo os Limites Constitucionais da Liberdade de Manifestação de Pensamento: A Polêmica Acerca a Proibição do Uso de Máscaras em Manifestações Públicas.Márcio Eduardo Senra Nogueira Pedrosa Morais & Luciana Andréa França Silva - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):37.
    Tem-se por objetivo discorrer sobre a problemática acerca do uso de máscaras em manifestações públicas, especificamente acerca da proibição de seu uso em manifestações pacíficas. As liberdades de manifestação do pensamento e de reunião são direitos fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição de 1988, constituindo cláusulas pétreas. As vedações são capazes de contrariar tais direitos. Por outro lado, há no próprio dispositivo constitucional da liberdade de manifestação do pensamento, a vedação do anonimato. Deste modo, a pesquisa abordará o limite (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    A vontade de felicidade e a possibilidade da justiça para Walter Benjamin.Márcio Jarek - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    Nosso objetivo é o de realizar uma interpretação para o enigmático “Fragmento teológico-político” (1920/21) à luz das noções de felicidade e de justiça contidas em diferentes escritos, igualmente fragmentários, elaborados por Walter Benjamin no contexto de seu plano de escrever uma obra sobre as relações entre política e vida.Nossa defesa é a de que o referido fragmento somente pode ser plenamente compreendido tendo em vista os estudos do pensador sobre o chamado “problema psicofísico” e, por sua vez, considerando as reflexões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  3
    Proveniência de dados e inteligência artificial em saúde.Márcio José Sembay & Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7388.
    A proveniência de dados e a inteligência artificial são cruciais na saúde, garantindo a integridade e a transparência das informações. A proveniência possibilita a rastreabilidade dos dados em diagnósticos, promovendo confiança nas decisões clínicas, enquanto a inteligência artificial analisa grandes volumes de dados, facilitando a identificação de padrões e a personalização de tratamentos. É relevante abordar a proveniência de dados e a inteligência artificial no contexto da saúde, enfatizando seus desafios e implicações éticas, com o objetivo de fornecer orientações a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  62
    Por Que Revisitar o Debate entre Bergson e Einstein?1.Márcio Barreto - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):77-92.
    RESUMO: Bergson e Einstein participaram de uma conferência no Collège de France, em Paris, no mês de abril de 1922. Muitos desencontros entre o físico e o filósofo, no que diz respeito à questão do tempo, são já superados, se considerarmos a existência de processos dinâmicos instáveis, mas ainda permanece atual a questão da interioridade do tempo à ciência e, portanto, a possibilidade de retomada da complementaridade entre a ciência e a metafísica, proposta por Bergson, como necessária para a compreensão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Fenomenología y corporalidad en le ética de Emmanuel Lévinas: lectura de De l'existence à l'existant.Márcio Luis Costa - 1997 - Analogía Filosófica 11 (1):19-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Tendências atuais da pesquisa Nietzsche.Márcio José Silveira Lima - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):9-10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    A Psicologia entre o 'longo passado' e a 'curta história'.Marcio Luiz Miotto - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa tradição, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    “Para que tudo permaneça como é, é necessário que tudo mude”: O niilismo de O Leopardo de Lampedusa e o niilismo cristão kierkegaardiano no século das mudanças.Marcio Gimenes de Paula - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):234.
    Não parece haver, ao menos num primeiro olhar, qualquer ponto de convergência entre a literatura de Lampedusa e a filosofia de Kierkegaard. Contudo, com um pouco mais de investigação, tal percepção revela-se falsa. Ambos os autores situam-se no século XIX e, nesse sentido, há forte conexão entre ambos a partir de uma análise histórica, filosófica e política. É verdade que o italiano escreve no século XX, mas o faz descrevendo o século anterior, período onde o dinamarquês produziu a sua obra. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Resenha: Tratado de ateologia.Márcio Gimenes de Paula - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2).
    Michel Onfray já é um conhecido do público brasileiro pela tradução de alguns de seus livros como A arte de ter prazer, A razão gulosa, O ventre dos filósofos, A políica do rebelde e A escultura de si. Igualmente conhecida é sua postura como filósofo, isto é, sua recusa da academia, sua ênfase no prazer, sua afirmação do ateísmo e sua participação na montagem da Universidade Popular de Caen que pretende, no interior da França (e também nas páginas da web), (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A Vida do poeta Henrique caiado E os seus possíveis amores.Márcio Luiz Moitinha Ribeiro - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):71-77.
    Tendo defendido a minha tese na USP, em maio de 2011, acerca de o Estudo e a Tradução dos dois livros de Epigramas, de Henrique Caiado, pesquisa acadêmica com mais de 500 laudas, deveras de cunho original e hercúleo, visto que laboramos com poemas epigramáticos renascentistas, nunca antes traduzidos na íntegra para o vernáculo ou para qualquer língua estrangeira. Na presente pesquisa, colocaremos em foco a vida do poeta e os seus possíveis amores. Perguntamo-nos: O que sabemos acerca de um (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Latim instrumental para direito.Márcio Luiz Moitinha Ribeiro - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):87-90.
    O presente trabalho pretende apresentar a relevância do estudo do latim instrumental para o Direito na UERJ e em qualquer instituição acadêmica que se preze. Apresentamos no corpus do trabalho não só a origem do vocábulo Direito, como também uma profunda preocupação com a exímia formação clássica e humanista do futuro causídico e com os docentes de latim que devem ministrar esta disciplina com metologia e amor. Também colocamos em foco uma figura que jamais deverá ser apagada de nossas memórias, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    (1 other version)Foucault, O Sobrinho de Rameau e a parrhesía: da verdade da loucura à loucura da verdade.Márcio Sales - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):313.
    Em seus últimos cursos no Collège de France, Foucault dedica uma atenção especial ao conceito de parrhesía. Trata-se de uma experiência viva na cultura greco-romana, que ele analisa em meios às técnicas de produção dos modos de subjetivação. No ensaio de si, como forma de cuidado de si, os antigos submetiam a vida à prova por meio do exercício corajoso da verdade. A parrhesía é, pois, o dizer-verdadeiro que faz da vida um campo de experimentação. No contexto dessas análises, Foucault (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  26
    Sobre música e ironia.Marcio B. De Suzuki - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
    Este texto procura traçar algumas linhas gerais da articulação entre música e ironia (ou audição musical e hermenêutica) no romantismo. Procura-se explorar a apropriação original que Søren Kierkegaard fez das “técnicas” hermenêuticas desenvolvidas por Friedrich Schlegel e Friedrich Schleiermacher.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  2
    Die Theologischen Traktate - A.M.S Boethius.Marcio Chaves- Tannus - 2008 - Educação E Filosofia 2 (4):195-196.
    ANICIUS MANLIUS SEVERINUS BOETHIUS, executado no ano de 524 de nossa era, a mando de TEODORICO, rei bárbaro do império romano do ocidente, então em fase final de decadência, é considerado o último dos filósofos romanos e o primeiro dos escolásticos. Sua obra mais conhecida, escrita nos últimos meses de vida, à espera da morte, traz o título de "De consolatione philosophiae". o significado histórico e filosófico do conjunto da obra de BOÉCIO é imenso e não se limita ao fato, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A Consciência entre o Formalismo e a Psicologia, em Sartre.Marcio Miotto - 2008 - AdVerbum 3 (2):144-155.
    O presente artigo pretende problematizar, nos três primeiros livros filosóficos de Sartre, a noção de consciência, em torno de um duplo horizonte de interlocução: o legado “formalista” kantiano, e os diversos projetos de “ciência psicológica” existentes nos séculos XIX e XX. Para isso, recompõem-se esses dois horizontes a partir do panorama feito por Sartre desde o momento cartesiano, discutindo as diferentes filosofias da subjetividade e culminando na noção de “intencionalidade”, formulada por Husserl. A noção de consciência intencional serviria como referência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Michel Foucault e A Questão Antropológica: precisões históricas e conceituais.Marcio Miotto - 2022 - Lampião 3 (1):125-169.
    O presente trabalho pretende estabelecer algumas precisões históricas e conceituas em torno da formação da história arqueológica de Michel Foucault, tendo como foco um livro póstumo e recém lançado, intitulado La Question Anthropologique (2022). Esse livro trata de um curso sobre “antropologia” ministrado por Foucault entre 1952 (ou 1951) e 1955, em Lille e na ENS. As precisões históricas e conceituais tratadas aqui são em torno dos seguintes contextos: primeiramente, analisa-se a escassa literatura de comentário anterior ao lançamento do livro (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 299